Governo anuncia entrada de mais de 56 mil novos Brasileiros para integrar a folha de pagamento do Auxílio Brasil. Os dados foram divulgados oficialmente pelo Ministério da Cidadania no fim de semana.
Com a nova elevação, estima-se que mais de 18,1 milhões de pessoas tenham recebido benefícios no mês passado.
Em abril, o Ministério da Cidadania informou que mais de 18 milhões de pessoas receberam dinheiro do Auxílio Brasil. Agora, em maio, o número total de pessoas elegíveis subiu para 18.119.192. A pasta informa que este é outro registro de recebimento no histórico do programa.
No entanto, a verdade é que mesmo com o aumento, o Governo federal não conseguiu eliminar a lista de espera para ingresso no programa. Mais de 1,3 milhão de brasileiros ainda aguardam vagas previdenciárias, segundo dados de março divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Veja mais deste assunto:
Lista de espera
A lista de espera é formada porque não há vagas no programa para atender a todos aqueles que desejam fazer parte dos benefícios. O governo federal alega que o orçamento atual não cobre todos os indivíduos. Portanto, pelo menos alguns deles têm que esperar até que o Ministério da Cidadania abra oficialmente novas vagas.
Não há necessidade de fazer qualquer tipo de pedido ou solicitação. Caso o cidadão tenha cumprido todas as regras básicas para o ingresso nos benefícios, bastará aguardar até o momento em que o Ministério da Cidadania faça uma escolha.
É importante não acreditar em informações falsas que pedem aos cidadãos que enviem documentos ou senhas para participar de programas sociais.
Tenho direito, vou receber?
Vale lembrar que não há lei que obrigue o Governo Federal a pagar a todos os que têm direito ao benefício. Portanto, o ritmo de seleção é inteiramente determinado pelo Ministério da Cidadania.
O Congresso chegou a aprovar algumas regras que exigiriam que o Governo Federal pagasse benefícios a todos os participantes do programa. No entanto, a regra foi rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Ministério da Cidadania afirma que continuará analisando os dados do CadÚnico com certa frequência. Portanto, é provável que novos usuários sejam selecionados nos próximos meses.
Pagamentos
O Governo Federal começou a pagar o Auxílio Brasil no final de novembro do ano passado. Na época, apenas quem estava no antigo Bolsa Família poderia receber esse dinheiro dos novos benefícios.
O Ministério da Cidadania estima que pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros tiveram acesso a programas sociais desde o início do ano. São novos usuários que não receberam o antigo Bolsa Família.
Com base no orçamento disponível para custear o Auxílio Brasil, pode-se dizer que o Governo anuncia entrada de 18 milhões no programa em 2022.
Quem tem direito?
- Famílias que se encontram em situações de extrema pobreza;
- Famílias que se encontram em situações;
- Famílias em regra de emancipação.
Famílias extremamente pobres são aquelas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapassa 105,00 reais, e aquelas cuja renda familiar mensal per capita está entre 105,01 reais e $ 210,00 são famílias em situação de pobreza.