Os saques-aniversário do FGTS (Fundo Garantidor do Trabalho) são apenas uma das várias formas de transferir o dinheiro que já está no fundo. Dessa forma, como o nome sugere, os trabalhadores podem resgatar uma parte do saldo de sua conta a cada ano com base no mês de aniversário do acionista.
Em suma, o cidadão pode levantar este montante desde o primeiro dia útil do seu aniversário até ao final do segundo mês seguinte. Grosso modo, os trabalhadores têm três meses por ano para movimentar dinheiro. Porém, sabe-se que a modalidade é facultativa, ou seja, o indivíduo escolhe se quer ou não sacar o FGTS dessa forma.
Quem pode sacar o FGTS?
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser sacado pelo trabalhador brasileiro quando há rescisão do contrato de trabalho por demissão sem justa causa, aposentadoria, entre outros motivos previstos em lei.
Como realizar o saque aniversário
O saque aniversário do FGTS é uma opção de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que permite ao trabalhador sacar a quantia referente aos seus depósitos do FGTS realizados nos últimos 12 meses. Para realizar o saque aniversário do FGTS, você pode seguir os seguintes passos:
- Verificar se está dentro do prazo de saque: o saque aniversário pode ser feito entre janeiro e dezembro, no mês de aniversário do trabalhador.
- Ir a uma agência da Caixa Econômica Federal: as agências da Caixa Econômica Federal são as únicas instituições autorizadas a realizar o saque do FGTS.
- Apresentar documentos pessoais: é necessário levar um documento de identificação com foto e o cartão do FGTS.
- Realizar o saque: na agência, basta informar ao funcionário que deseja realizar o saque aniversário do FGTS e fornecer as informações necessárias.
Lembrando que a lei permite ao trabalhador optar por não realizar o saque aniversário, e que a disponibilidade do FGTS para saque depende de regulamentações específicas. É recomendável consultar a Caixa Econômica Federal para obter informações atualizadas e detalhadas sobre o processo de saque do FGTS.