O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começará a pagar a segunda parcela do 13º salário em 11 dias contato a partir deste sábado, ou seja,14 de maio.
De acordo com, informações oficiais, os pagamentos da previdência começarão na quarta-feira, 25 de maio. Logo, de acordo com o INSS, o abono extra é pago aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários de municípios.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que os segurados que recebem apenas o salário mínimo e os segurados com mensalidades mais altas estão recebendo o salário adicional.
Dessa forma, vale destacar que o governo federal liberou a 13ª parcela do salário em março e iniciou a primeira parcela no final de abril. Notadamente, este é o terceiro ano consecutivo que os segurados do INSS recebem 13 dias antes da data tradicional, que é agosto e dezembro.
Antecipação
Primeiramente, os pagamentos do 13º salário, ocorrem pela terceira vez consecutiva devido a covid-19 e para dar impulso na economia. Logo, o Governo Federal decide antecipar o pagamento do 13º salário para o primeiro semestre.
Ou seja, vale destacar que o governo federal liberou a 13ª parcela do salário em março e iniciou a primeira parcela no final de abril. Notadamente, este é o terceiro ano consecutivo que os segurados do INSS recebem 13 dias antes da data tradicional, que é agosto e dezembro.
Em 2020 e 2021, os integrantes do Palácio do Planalto também decidiram colocar em prática as expectativas. Afinal, o objetivo para os primeiros anos é ajudar idosos e outros beneficiários durante a pandemia de coronavírus.
Leia Também:
Quem tem direito
Primeiramente, para consultar se irá receber a segunda parcela do 13º salário, o segurado poderá consultar qualquer informação sobre o INSS pelos seguintes canais: Central de Atendimento, telefone 135, disponível de segunda a sábado das 7h às 22h; meu site do INSS; meu aplicativo INSS para Android e iOS.
Conforme, informações oficiais, os segurados que receberem qualquer um dos seguintes benefícios poderá receber o 13º salário do INSS em 2022:
Base de aposentadoria: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial; Benefício por morte; subsídio de doença; assistência a acidentes; pagamento da licença maternidade; Auxílio ao encarceramento.
Por outro lado, os beneficiários de programas assistenciais, como os cidadãos beneficiários do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), não farão jus a esses valores.
Calendário de pagamentos da 2ª parcela
Bem como, nos pagamentos anteriores, as novas transferências serão feitas em dois calendários. Portanto, o primeiro para os segurados que ganham um salário mínimo e o outro para os que ganham mais de um salário.
Desse modo, o calendário de pagamentos levam em consideração o número do cartão de benefício final, independentemente do último dígito verificador que aparece após o traço.
Porém, ambos seguem a ordem do último número do cartão de benefício do INSS. Por isso, consulte o cronograma de pagamento da segunda parcela do 13º salário INSS logo abaixo.
Quem recebe até um salário mínimo
- O Benefício com o final 1 – 25/05 (quarta-feira)
- Benefício com o final 2 – 26/05 (quinta-feira)
- O Benefício com o final 3 – 27/05 (sexta-feira)
- Benefício com o final 4 – 30/05 (segunda-feira)
- O Benefício com o final 5 – 31/05 (terça-feira)
- Benefício com o final 6 – 01/06 (quarta-feira)
- O Benefício com o final 7 – 02/06 (quinta-feira)
- Benefício com o final 8 – 03/06 (sexta-feira)
- O Benefício com o final 9 – 06/06 (segunda-feira)
- Benefício com o final 10 – 07/06 (terça-feira)
Quem recebe acima de um salário mínimo
- O Benefício com o final 1 e 6 – 1/06 (quarta-feira)
- Benefício com o final 2 e 7 – 2/06 (quinta-feira)
- O Benefício com o final 3 e 8 – 3/06 (sexta-feira)
- Benefício com o final 4 e 9 – 6/06 (segunda-feira)
- O Benefício com o final 5 e 0 – 7/06 (terça-feira)