Dia 1º de março entrou em vigor o novo RG, chamado de RG digital, o documento de identidade agora funciona de forma exclusiva, e os cidadãos podem usá-lo pra toda e qualquer situação, como documento único.
A nova Carteira Nacional de Identificação, traz modernidade, praticidade e segurança e de acordo com o governo, será obrigatório a alteração para essa nova modalidade.
Agora, todos os cidadãos, que antes possuía um número especifico para a identidade e outro número para o CPF, agora pode contar com apenas um único número de identificação, e não precisara usar dois números cada para identificação.
Antigo Padrão
O novo padrão visa, alterar principalmente a forma como era emitido o antigo RG, cada estado emitia sua própria identidade.
Então, a numeração de identificação era diferente para cada estado, sendo assim, caso, o cidadão emitisse um novo RG, por exemplo em outro estado, o mesmo teria dois RG, diferentes, assim, trazendo complicações e insegurança.
Com isso, o cidadão poderia fazer ao todo no Brasil, cerca de 27 documentos de identificação, um total desalinhamento, dificuldade e retrocesso para os cidadãos e também para o País todo.
Com a nova identidade, o RG digital, agora cada CPF gerado nos estados, é único e vale em todo território nacional, não sendo mais possível, ter várias numerações de identificação.
O Governo visa, com isso evitar as falhas tanto na emissão do documento, quando na segurança do mesmo.
Veja também:
- IPVA será isento para 30 modelos de carros em 2023; confira
- Imposto de Renda: Documentos necessários para a declaração em 2022
Novo padrão
O Governo, ao implementar o novo RG digital, visa trazer mais segurança, assim fazendo com que o documento traga com clareza a pessoa registrada.
Com os novos itens adicionado nesta nova carteira é possível consultar as informações dos respectivos usuários pela internet, de forma online e também offline, através na nova função de QR Code.
Também, o novo RG, irá permitir o documento, a ficar no padrão atualizado, do Mercosul, assim facilitando toda a transferência e consulta de registro dos documentos, trazendo praticidade e segurança.
Quando devo solicitar a alteração para o novo RG?
O novo RG, já está valendo em todo território nacional, porem de forma obrigatória, só deve ocorrer dentro do prazo de 10 anos, para os cidadãos que tem idade de até 60 anos.
Portanto, somente em 2032 é que começará a valer de forma obrigatória em todo território nacional, o novo RG. Com essa larga escala de tempo, o Governo pretende de forma cautelosa e sem alardes, registrar toda a população para a nova identidade única.
O documento, estando de forma obrigatória válida em 10 anos, o governo deixará de processar e validar o RG, antigo, assim não considerando mais um documento antigo valido no Brasil.
Como solicitar a emissão do novo RG
A emissão do novo RG, será feita pelos órgãos de identificação de cada estado, como já era feito o antigo. Os cidadãos devem se dirigir ao órgão de identificação do seu estado portando em mãos, o documento de certidão de nascimento ou casamento.
Lembrando que nem todos os estados ainda estão emitindo o novo RG, pois, o governo estipulou na data de até março de 2023, para os órgãos conseguirem de programar para a começar a imitir.
Caso, o cidadão verifique que seu estado ainda não começou com a emissão, o mesmo deve aguardar até março de 2023 para solicitar, caso deseje.
A emissão de novo RG, o cidadão contara com o seu documento, uma via em plástico e outra em papel, bem como a nova carteira de identidade de forma digital.
Leia também: