O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (30) que o uso do Pix em operações de crédito ainda está na pauta do banco central em 2023 e que essa novidade vai continuar até meados do ano. Os comentários foram feitos em reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.
“Tive uma reunião de uma hora e meia com o governador do Banco Central. Vamos desvendar todas as iniciativas do BC que estão paradas no Executivo”, disse o ministro.
Durante o encontro, Haddad também comentou outros assuntos relacionados ao crédito, como a inadimplência do país. O ministro pediu aos credores que tenham sensibilidade para perceber sua necessidade de contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Haddad também observou que oito projetos de lei estavam prontos para serem apresentados, mas foram bloqueados por questões formais. “A lei de fiança passará pelo Senado com alguns ajustes”, disse ele.
O que é PIX?
Pix é uma forma de pagamento instantâneo e interbancário no Brasil, lançado em novembro de 2020. É uma iniciativa do Banco Central do Brasil e tem como objetivo tornar as transações financeiras mais ágeis e acessíveis para todos os cidadãos brasileiros. O Pix pode ser usado para transferências, pagamentos e cobranças, entre outros serviços financeiros.
Como fazer transferência por Pix?
Para fazer uma transferência por Pix você precisa ter uma conta em algum banco ou instituição financeira que ofereça o serviço. Em seguida, você pode seguir esses passos gerais:
- Acesse o aplicativo ou internet banking de sua instituição financeira.
- Selecione a opção de transferência ou pagamento por Pix.
- Insira os dados da pessoa ou empresa que receberá o valor (CPF ou CNPJ e chave Pix).
- Confirme os dados e autorize a transferência.
Observe que os passos específicos podem variar de acordo com a instituição financeira que você utiliza. Verifique as informações disponíveis no aplicativo ou site para obter mais detalhes sobre como realizar transferências por Pix.
O PIX vai deixar de existir?
Não há indicações atuais de que o Pix irá deixar de existir. Pelo contrário, o sistema tem sido amplamente utilizado e recebido positivamente desde o seu lançamento em novembro de 2020. Além disso, o Banco Central do Brasil tem investido na expansão e melhoria constante do sistema, o que indica que ele tem uma perspectiva positiva de continuidade no futuro.
O que é chave PIX?
A chave PIX é uma chave de pagamento criada pelo Banco Central do Brasil para simplificar e agilizar transações financeiras no país. É uma identificação única que pode ser usada em vez de informações como o número da conta bancária ou o CPF do destinatário em transferências eletrônicas de dinheiro.